A palavra “epístola” significa “carta”. Contudo, os estudiosos costumam distinguir analiticamente uma da outra. Enquanto a carta seria dirigida a destinatários determinados e manteria contato e troca de pensamentos entre remetente e destinatário, a epístola se dirigiria a um círculo mais amplo de leitores e em forma de tratado. Nessa perspectiva, os escritos paulinos seriam cartas e os escritos de Sêneca seriam epístolas.
Assim, a forma das epístolas mais comuns contidas no NT não estaria diretamente relacionada com a epístola helenística (cf. Epicuro, Sêneca) ou com a epístola judeu-helenística (por ex., a Carta de Aristéias). Todavia, é ainda possível dizer que os escritos de Paulo são carta em sentido distendido. Localizam-se nelas confissões, hinos, exposições em forma de prédica, explicação da Escritura, parênese e considerações teológicas. Além disso, com exceção das epístolas Pastorais (1 e 2 Timóteo e Tito) e da Epístola a Filemon, todas as outras epístolas paulinas são endereçadas a comunidades.
Com relação ao formato, o esquema segundo o qual eram redigidas as epístolas é o seguinte: uma fórmula de saudação no início, com o nome do remetente e do destinatário; uma oração de ação de graças a Deus; uma fórmula introdutória; mensagens de saudações e votos de felicidade em nome de alguém, em substituição da nossa assinatura atual, na conclusão. Este esquema é, em linhas gerais, aquele usualmente empregado nas epístolas helenísticas daquela época, das quais os papiros encontrados nas décadas recentes forneceram abundante material ilustrativo. Contudo, Paulo, nas fórmulas com que se dirige às pessoas, aproxima-se mais da maneira oriental e judaica ao passo que Tiago (e as epístolas contidas em At 15,23 e 23,26) segue o uso helenístico neste particular.
Os escritos de Sêneca seriam epístolas, mas também em sentido distendido. Acha-se um misto de destino específico e de temática mais ampla nas cartas do filósofo. O Tratado sobre a clemência é dirigo a Nero César, Sobre a vida feliz a Galião, Sobre a providência divina a Lucílio, Sobre a brevidade da vida a Paulino e Sobre a firmeza do homem sábio, Sobre o ócio e Sobre a tranquilidade da alma a Sereno. Assim, tanto os escritos de Paulo como de Sêneca extrapolam a distinção radical entre carta e epístola a partir de destinários e conteúdos específicos a cada um dos gêneros literários. Desse modo, usaremos ambos os termos como sinônimos.
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