ÉTICA CRISTÃ

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Apesar de existirem inúmeras propostas éticas dentro da filosofia, da sociologia, das ramificações científicas e trabalhistas, estamos convencidos de que a Ética Cristã seja a mola propulsora do bom comportamento, porque Cristo liberta o homem por inteiro e gera, através do Espírito Santo, a “metanoia”, isto é, a mudança interior através da  regeneração. Podemos dividir as teorias éticas em três categorias gerais:

 

1 – Ética Absoluta

Parte do pressuposto de que os princípios morais alicerçam-se sobre padrões imutáveis que não se alteram em face de situações ou de indivíduos. Em outras palavras, o certo sempre será certo, por ser um princípio fixo.

2 – Ética Relativa

Ocupa uma posição inteiramente contrária à ética absoluta. Aquilo que é correto ou bom precisa ser comprovado como tal na experiência humana. Porém, a experiência humana pode mostrar que aquilo que é bom para uma pessoa, pode não o ser para outra. Além disso, a experiência humana, com frequência, mostra que as normas éticas alteram-se com a passagem do tempo, de tal maneira que o que é bom hoje pode não o ser amanhã.

3 – Ética de Valores

Ocupa-se de uma posição intermediária entre duas ideias antes opostas. Existem certos valores constantes na vida que precisam ser respeitados. Não podemos ficar mudando de um dia para o outro, e de pessoa para pessoa. Os valores podem mudar e realmente mudam, embora as alterações ocorram lentamente. Por conseguinte, apesar da ética não envolver princípios absolutos, envolve princípios constantes.

No que tange à ética cristã, é uma forma da ética absoluta. Trata-se de uma forma teísta. Supõe-se que Deus, na revelação, disse-nos o que é bom e o que é mau, o que é moral e o que é imoral. Isso envolve o conhecimento de um dom divino. De conformidade com essa ideia, a ética é uma subdivisão da teologia. A revelação torna-se concreta e é preservada nos Documentos Sagrados, os quais, para o crente, são o Antigo e o Novo Testamentos. Esses documentos tornam-se textos padrões da Ética Cristã.  Podemos solucionar problemas morais apelando a textos bíblicos. Isso não significa que estamos dispensados de raciocinar; mas que um grande número de atos são louvados ou condenados pelas Escrituras e não por aquilo que os homens descobrem com suas experiências.

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